Por que este blog?

Leio jornal todo dia. Leio notícias na Internet eventualmente. Quase todos os dias me vejo angustiado com o tratamento, nada jornalístico e extremamente parcial, dado a algumas matérias. Já escrevi várias cartas para "VEJA", "O GLOBO", "JORNAL DO BRASIL", "FOLHA DE SÃO PAULO" na inocente crença de haver na imprensa um espaço democrático, mas me deparei com a realidade de que eles só publicam o que lhes interessa. Eles são o temido "Quarto Poder". Compartilhando minhas frustrações com um dos meus filhos, ele me disse: "Por que você não faz um blog?" Pensei tratar-se de uma gíria nova para descrever algo que se faz no banheiro. (Deu pra perceber que eu sou um quase analfabeto virtual?) Ele me explicou. Perguntei se não era muito complicado e ele me revelou que era extremamente simples. Descobri que existem coisas mais recentes como "Twitter", (que no meu tempo era algo que controlava os agudos nos aparelhos de som: na verdade,Tweeter). Talvez já exista algo mais recente. Não podemos nem piscar que a tecnologia nos atropela. Mas não tenho interesse em estar no top da tecnologia. Desejo um espaço para soltar minha voz, mesmo que este espaço seja um deserto. Ainda que você não leia, ainda que ninguém leia, pelo menos eu sei que você PODE ler e que alguém PODE ler. Ler e escrever também! Os comentários e contribuições (desde que escritos de forma civilizada) são muito bem vindos. Portanto, aqui estou eu! Não tenho a pretensão de ser um "campeão de audiência", mas volta e meia vou importunar os amigos perguntando: "Você leu?"

quinta-feira, 13 de maio de 2010

UFANISMO EVANGÉLICO

Acho que o futebol será um tema recorrente neste blog. Talvez o futebol não seja propriamente o tema, mas o pano de fundo para muitos temas. É o caso deste post. O Jornal O GLOBO de hoje, traz ao pé da primeira página a manchete: Ufanismo evangélico. Tal manchete, é a chamada para uma reportagem sobre o Jorginho: auxiliar do técnico Dunga e líder doa Atletas de Cristo. É que durante a entrevista coletiva, após a divulgação da lista dos convocados para a Copa, o Jorginho fez uma intervenção exaltada criticando o negativismo da imprensa e conclamando todos a torcer pela seleção que “é o nosso país, a nossa pátria”. Curiosamente, parece que o Jorginho, em momento algum, vinculou sua fala ao fato de ser evangélico. Ele não disse, por exemplo: “Vamos ganhar a Copa, pois Jesus está do nosso lado!” ou pior: “Além de brasileiro, Deus é evangélico, e nós vamos vencer!” Ainda que ele fizesse uma aberração dessas, a manchete do jornal seria tendenciosa e preconceituosa, pois o jornal não dá este mesmo tratamento a outros grupos religiosos. Tudo que é passível de crítica, pela ótica da imprensa, ganha contornos mais fortes, quando praticado por evangélicos. Na edição de ontem, do mesmo jornal, enxovalharam o Dunga, mas pouparam sua fé e as pessoas que praticam a mesma fé. Em 2005, o juiz Edílson Pereira de Carvalho, foi o personagem central da chamada “Máfia do Apito”, que depois de investigada, teve como resultado a anulação de 11 jogos do Campeonato Brasileiro. Pois o larápio Edilson era sempre filmado pela televisão, beijando ostensivamente uns santinhos antes do início das partidas. Quando estourou o escândalo da manipulação de resultados, nenhum jornal estampou a manchete: “ROUBALHEIRA CATÓLICA!” Seria um absurdo se isso acontecesse. O fato de um católico proceder mal não pode comprometer todos os católicos. Em 2001, o jornal O GLOBO denunciou José de Paiva Netto, presidente da LBV (Legião da Boa Vontade), por uso particular do dinheiro doado à instituição para auxílio aos pobres. Nenhuma das acusações foi comprovada e a justiça arquivou os processos. Embora as acusações tenham sido levianas, pelo menos, o jornal “O GLOBO” poupou os seguidores da fé espírita de manchetes e afirmações generalizadoras. Agora, imaginem só por um minuto, as manchetes do GLOBO, se o Juiz Edílson Pereira de Carvalho ou o José de Paiva Netto fossem evangélicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário